O Complexo Fotovoltaico Steelcons Sol do Futuro 1, 2, 3 deve ser iniciado em 60 dias. O projeto foi elaborado pelas empresas Steelcons Energy e FCG Empreendimentos e será instalado no distrito de Patacas, em Aquiraz, com investimento de R$ 400 milhões e começa a fornecer energia em novembro de 2018.
O empresário Fernando Cirino Gurgel é um dos sócios do empreendimento, através da FCG, que já tem duas usinas eólicas na Prainha e outros projetos em execução. Cirino, que esteve à frente da Durametal, vendeu sua participação para um grupo espanhol e agora se dedica totalmente à geração de energia limpa e ao setor imobiliário, embora ainda tenha uma participação da família na empresa, através do seu filho Felipe Cirino.
Em entrevista ao O POVO Economia, Fernando Cirino informou que o complexo solar a ser montado em Aquiraz deve produzir 90 mil megawatts (aproximadamente 13 gigawatts hora/mês). Ou seja: energia suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil residências. Serão 300 mil painéis fotovoltaicos numa área de 151 hectares.
A viabilidade do empreendimento era estudada em Tocantins, mas o Ceará saiu na frente e conseguiu o investimento. A expectativa é de que, na fase de operação, sejam gerados 250 empregos diretos e 1 mil indiretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário